Entenda neste artigo como funciona a moeda virtual conhecida como Bitcoin
Nos últimos anos, a palavra bitcoin se popularizou e virou mundialmente conhecida por diversos fatores. Sua rápida valorização ou desvalorização, histórias de pessoas usando bitcoin para se tornarem milionárias e casos de quem perdeu tudo. Mas o que exatamente é Bitcoin? Como funciona essa moeda virtual?
O que é Bitcoin?
No entanto Bitcoin é uma moeda virtual, sendo conhecida como a primeira criptomoeda a ser inventada, e que atualmente passou a ser usada para a compra de produtos, de serviços e também de outros pagamentos. Ou seja, isso significa que o Bitcoin pode ser recebido, pode ser enviado e até mesmo comprado sem precisar de intermediários, como por exemplo instituições bancárias. Além disso, ela é regularizada pelo governo, empresas e bancos.
Contudo, é uma moeda limitada. Ao contrário das moedas mais convencionais como o real, o dólar e o euro, que são emitidos de acordo com as prioridades de seu país, o Bitcoin e seu código são criados de forma que apenas 21 milhões de moedas podem ser emitidas, então esse é o limite.
Como o Bitcoin funciona?
Bitcoins são negociavés na Internet por meio de sua própria rede, a blockchain: um banco de dados que registra todas as transações de Bitcoin entre os participantes. Além disso, o Bitcoin é descentralizado e aberto (embora as informações das pessoas sejam anônimas).
Uma vez verificadas, todos são direcionados a os blocos de transações, por isso o nome blockchain – a cada 10 minutos um novo bloco é criado. Devido a esta verificação, até hoje, não foi possível fraudar Bitcoin. Os bitcoins de cada usuário são gerados nas chamadas carteiras digitais, sendo através delas que as moedas podem ser transferidas e acessadas. São basicamente softwares e programa instalados em celulares e computadores.
Blockchain o que é?
Nada mais é que um sistema que rastreia e envia os dados e informações pela internet. Entretanto trechos de código gerados virtualmente com informações conectadas. Embora diretamente relacionado ao Bitcoin, o blockchain é mais do que isso. Entre as diversas outras criptomoedas, o blockchain é utilizado na conferência de documentos, dos contratos, da bolsa de valores, das transações financeiras, das negociações da música e de filmes, dos rastreamentos de transferências de dinheiro e de votação.
Quem define o valor do bitcoin?
A popularidade das carteiras digitais, o surgimento de corretoras de bitcoin e a própria notoriedade da moeda levaram ao aumento das pesquisas por bitcoin e seu preço em relação às moedas tradicionais.
Os preços do Bitcoin geralmente seguem a referência do dólar americano. Portanto, quaisquer flutuações no preço do dólar norte-americano afetarão o valor do Bitcoin.
É realmente seguro?
Existe tipo uma ‘’camada’’ de segurança online que dificulta qualquer fraude. Então, é sim considerado seguro. A falta de regulamentação da moeda também pode ser um problema, o próprio banco central do Brasil alerta sobre os riscos em seu site. Hacking, erros de servidor e a perda da assinatura virtual do Bitcoin são alguns dos riscos que podem levar à perda de todas as criptomoedas e, portanto, possuem alto valor financeiro.
Como é o investimento na moeda virtual?
A valorização do Bitcoin interessou muitos a usar a criptomoeda como investimento. Vale ressaltar que para investir existem inumeros profissionais, que são especializados em ofertas da moeda virtual.
Além disso, os investimentos em Bitcoin também estão sujeitos ao imposto de renda se o lucro ultrapassar 35 mil reais e devem ser incluídos na declaração de imposto de renda.