Você está passando por um sufoco financeiro? Veja neste artigo dicas essenciais para te tirar do sufoco

Publicidade

Todo mundo já olhou a conta bancaria e percebeu que as dividas estão subindo e lembrou que tem um cartão de crédito que não sabe como pagar e pensou: ‘’Estou cheio de dividas, não sei como pagar’’. Mas saiba que não está sozinho nessa! A CNC fez um estudo que 72% das famílias no Brasil estão com dividas. No entanto, será que existe uma saída? A resposta que damos é sim!

Publicidade

O caminho pode ser longo e exige perseverança, mas tem como sair dessa avalanche de dividas e ter o controle do seu financeiro. Estar endividado não significa que sua situação será sempre essa. Ter planejamento e disciplina é o pilar dessa luta pelo controle financeiro. Veja como colocá-los em pratica.

Publicidade

Coloque no papel todas as dívidas

Para começar, a pior situação é a pessoa estar com dividas e não saber quem deve. Portanto, caso esteja nesse ponto, é hora de pensar e coloca-las no papel, ou seja, desde de faturas de cartão a 10 reais que você deve do salgado.

Afinal, conforme a lista seja bastante detalhada, é mais fácil saber qual desafio será enfrentado.

Então, coloca em três grupos as dívidas, sendo:

  • Juros alto;
  • Juros menores;
  • Sem juros.

Após fazer isso, tente o máximo pagar as que rendem muitos juros antes, para que não aumente e se torne ainda mais seu inimigo.

Liste os gastos e ganhos no seu orçamento

Você não pode usar todo o seu dinheiro para pagar sua dívida, você tem que equilibrar suas finanças para não ficar preso. Para não cometer erros, anote todas as receitas e despesas que você ganha a cada mês, desde contas variáveis até fixas.

Quando terminar, você só precisa equilibrar. Use no máximo 30% de sua renda para pagar dívidas e tome cuidado para não aumentar no meio do caminho. Uma dica de bastante ajuda é baixar aplicativos de Planners Financeiros.

Você está passando por um sufoco financeiro? Veja neste artigo dicas essenciais para te tirar do sufoco

Tente economizar o máximo

Vamos pensar: se está endividado qual a primeira coisa que precisa ser feita? Começas a economizar, obvio! Controle suas despesas e corte-as, especialmente aquelas que você não pode pagar. Quer um exemplo?

  • Delivery quando tem comida em casa;
  • Pegar o carro para ir na padaria que fica a 10 minutos;
  • Almoçar em restaurantes ao invés de levar marmitas;
  • Pedir aplicativos de carona ao invés de pegar ônibus;
  • Comprar coisas que não são relevantes;
  • Ir em mercados caros.

Tente renegociar as dívidas

Se você conseguiu reduzir seu consumo e organizar sua dívida restante para quitar, agora é a hora de fazer um movimento muito importante: renegociar. Muitas empresas fazem acordos e todos saem ganhando porque preferem receber menos dinheiro do que nada.

Se você receber uma ligação, ligue para o departamento financeiro da empresa ou fale com um operador de telemarketing. Também aproveite os eventos limpa nome para conseguir descontos.

Trabalhe para conseguir outras rendas extra

Você está exausto por não saber como pagar as contas? Talvez procurar rendas extra para complementar seja o ideal. Mas, acha difícil começar? Primeiramente, considere se há uma recompensa financeira por fazer algo que você gosta de fazer. Isso se aplica a muitas habilidades, desde cozinhar até reparos domésticos.

Até sua casa e seu carro podem ajudá-lo. Hospedar pessoas ou animais e usar aplicativos de carona são duas ótimas opções para ganhar mais dinheiro a cada mês. Tenha cuidado para não comprometer o seu “trabalho oficial”, que afinal, é a sua base de apoio. Agora, se muito dinheiro fluir através dessas fontes alternativas, quem sabe, talvez “emprego” se torne seu novo emprego?

You may also like...

0