Atualmente investir em fundos imobiliários é uma boa escolha? Veja mais detalhes neste artigo!
Falar em investimento é sempre um medo persistente, principalmente agora que tantos eventos negativos estão sendo vividos, além da crise de saúde causada pela COVID-19, o desemprego continuo, o fim da assistência emergencial e a instabilidade governamental, afeta a base econômica em todos os momentos dia. Tudo isso torna esse momento bastante prejudicial para o povo brasileiro.
No entanto, para os investidores, essa combinação produzirá uma resposta muito objetiva: e quanto ao investimento? Especialmente os fundos imobiliários também são chamados de FII.
As dúvidas dos investidores se tornaram um problema comum, por isso escrevemos este artigo com base nas opiniões de especialistas do setor. Portanto, se você possui investimento ou pretende investir, preste atenção a este conteúdo para saber mais sobre como investir em fundos de investimento imobiliário.
Investimento em fundos imobiliários ainda é bom?
Mais importante ainda, dependendo da situação do investidor, os fundos imobiliários podem ser um bom investimento para quem precisa de uma reserva emergencial.
Portanto, um fundo de investimento imobiliário tem um administrador que, além de seguir os parâmetros de uma boa operação, precisa usar seu conhecimento, experiência e estratégias para escolher quais ativos investir no ramo imobiliário.
Mas, a primeira dica é especialmente indicada para quem quer começar a investir. O ideal é analisar o seu perfil e “aguardar” para lançar a sua aplicação, depois vale lembrar que o gestor terá um papel importante, ou seja, pode ser fundamental.
Esses fundos são seguros?
Os especialistas dizem que os fundos geralmente são mais seguros do que o aluguel. Porque, quando você compra um imóvel para alugar e depois ganha uma renda, existem alguns riscos. Em primeiro lugar, os inquilinos podem não conseguir pagar o aluguel, portanto, a menos que o proprietário pague as contas, os custos do aluguel continuarão a se acumular.
Depois disso, além das despesas administrativas, ocorre também a depreciação natural do imóvel.
Vantagens e desvantagens do fundo imobiliário
Contudo, os fundos imobiliários populares nada mais eram do que apartamentos para investidores com ativos em suas carteiras e propriedades ocupadas por diferentes inquilinos. Ou seja, fundos imobiliários só se misturam a shoppings, hospitais e bancos. No entanto, é compreensível que toda a renda venha do aluguel.
Em suma, um fundo de investimento imobiliário é um investimento de renda variável, mas possui gestores profissionais. Portanto, as taxas administrativas são geralmente consideradas desvantagens, mas existem outras vantagens consideráveis.
- É fácil se livrar do investimento;
- Este serviço conta com profissionais qualificados;
- Comparado com a compra de uma casa, o investimento inicial é extremamente baixo, até 500 reais;
- Os ativos e locatários da maioria dos fundos são diversificados, reduzindo assim o risco de inadimplência ou vacância.
Para finalizar, não se esqueça que entrar nesse mercado sozinho pode não trazer bons resultados. No entanto, vale mencionar o estudo das condições e custos de entrada no mercado de fundos imobiliários. Os inquilinos podem “desapontá-lo” e, então, haverá taxas de administração. Ou seja, o ideal é estudar o mercado para entrar.