Entenda sobre Comprovantes de Renda e Quais são os principais?

Publicidade

No entanto para se efetuar abertura de uma conta seja conta – corrente ou poupança, solicitação de revalidação de crédito, conceder financiamento, solicitar empréstimos ou cartão de crédito, dentre outros serviços, as instituições financeiras costumam solicitar alguns documentos entre eles um comprovante de renda.

Publicidade

Entretanto esses documentos para comprovação de renda não passa de um documento onde você prova pro banco sua renda mensal ou anual.

Publicidade

Portanto neste artigo fica claro os principais documentos que se pode utilizar para comprovação de renda.

Os principais documentos aceito para comprovar renda

No entanto cada instituição financeira exige conforme sua política interna um tipo de documento que comprove sua renda, sua ocupação também é muito levada em conta.

Além disso existem quatro tipos diferentes de comprovar renda são eles: Decore, Carteira de trabalho, Declaração de Imposto de Renda e Holerite / Contra-Cheque.

Além desses documentos o extrato Bancário e a fatura do cartão de crédito também é um comprovante.

Descrição dos comprovantes

Declaração através de Imposto de renda: No entanto todo ano o Governo exige uma declaração de seus movimentos financeiros. Essa declaração também é considerada um comprovante de renda, no entanto essa declaração consta os seu financeiro anual e geralmente diversas instituições podem solicitar um outro documento para complemento mensal.

Declaração através da Carteira de Trabalho: Certamente para pessoas que trabalham com registro em carteira e recebem um salário fixo, podem utilizar para comprovar sua renda mensalmente, portanto pode ocorrer situações em que a financiadora julgue não suficiente e acabar por solicitar um comprovante que seja mensal.

Entenda sobre Comprovantes de Renda e Quais são os principais

Declaração através de Holerite ou Contracheque: Portanto tanto o holerite quanto o contracheque são comprovantes de renda mensal.

Onde consta todas as informações com relação ao seu período de trabalho. É o comprovante de renda mais comum e mais aceito pelas instituições financeiras.

Pode haver instituições que solicitem o comprovante com até 90 dias da data de solicitação.

Declaração através do DECORE: No entanto com a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, que geralmente é expedida por um contador, que esteja legalizado com o Conselho Regional de Contabilidade. Essa declaração também serve de comprovante de renda para aquelas pessoas que são autônomos por exemplo.

Declaração de Renda com Extrato Bancário: Em diversas situações os comprovantes Bancários não são aceitos.

Mas em caso de não obter outra forma, procure solicitar uma via impressa pela seu gerente, assim sendo com a assinatura dele o documento acaba por ter maior validade.

Utilização dos comprovantes

  • Imposto de Renda: No entanto esse tipo de comprovante é muito utilizado por quem trabalha como autônomo. Mas a casos em que sócios e dirigentes de empresas também utilizam essa forma de comprovação.
  • Carteira de Trabalho: Portanto você deve ser um funcionário assalariado e que tenha registro em carteira.
  • Holerite ou Contracheque: Certamente o holerite e o contracheque são os comprovantes de renda mais solicitados.
  • Pelo fato de conter mensalmente todas as informações necessárias.
  • DECORE: Entretanto é uma declaração de renda normalmente utilizada por autônomos, profissionais liberais, rentistas e trabalhadores rurais.

Diversos outros comprovantes aceitos pelas instituições Bancárias.

Em alguns casos, as instituições financeiras menos exigentes aceitam comprovantes como:

Boletos quitados, contas pagas e até faturas de cartão de crédito.

No entanto esses comprovantes só tem validade juntamente com o comprovante de quitação.

You may also like...

0