Entenda a diferença entre SPC e Serasa: Você sabe identificar?
Você provavelmente já ouviu falar de SPC e Serasa. Esses dois órgãos são responsáveis por armazenarem dos consumidores, relacionados a pagamentos.
Muitos brasileiros acham que eles são a mesma coisa. Mas a verdade é que eles possuem várias diferenças. E é sobre isso que vamos falar nesse post.
Quais são as diferenças entre SPC e Serasa?
Assim entender as diferenças do SPC e Serasa é importante para qualquer consumidor. Afinal de contas, esses dóis órgãos interferem diretamente na liberação de linhas de crédito para os consumidores.
Isso porque, eles registram absolutamente tudo em relação a pagamento de contas e criação de dívidas dos brasileiros.
SPC e Serasa
A Serasa Experian, mais conhecido apenas como Serasa, é na verdade uma empresa de banco de dados que oferece uma série de serviços. E entre eles está justamente o fornecimento de informativos para outras empresas.
Esses informativos são usados para avaliar o perfil de pagador de cada consumidor. É por meio desse tipo de relatório que uma instituição financeira ou loja consegue avaliar o grau de risco de fornecer uma linha de crédito para um cliente.
Por sua vez, o SPC é um banco de dados maior que o Serasa. Isso porque, ele guarda dados tanto de pessoas físicas e como de pessoas jurídicas. E assim como no Serasa esses dados são usados por empresas para avaliar a concessão de crédito.
Dados coletados
Uma das maiores diferenças entre SPC e Serasa é o tipo de dado coletado.
Na primeira instituição, os dados coletados são de lojistas credenciados.
Já na segunda, as informações são fornecidas diretamente por bancos e instituições financeiras.
Fundação
Além disso, o SPC e Serasa também se diferenciam em sua fundação.
O primeiro foi criado por meio da união de 12 empresas. E atualmente, ele é sustentado pelas associações comerciais. O Serasa, por sua vez, nasceu através de uma união da Associação dos Bancos do Estado de São Paulo com a Federação Brasileira das Associações de Bancos. E atualmente ele foi transformado no Grupo Experien.
Notificação e Negociação
Os órgãos também se diferenciam em relação a notificação ao consumidor e negociação.
O Serasa tem um sistema bem simples de usar. Você pode acessar o site, ver quais as dívidas que possuem possibilidade de negociação, e negociar através da própria plataforma.
Além disso, o órgão organiza todos os anos o Feirão Limpa Nome, que visa justamente ajudar os consumidores a regularizarem suas situações. Esse tipo de negociação também pode ser feita em um dos postos de atendimento do órgão.
Por sua vez, o SPC notifica os consumidores via correspondência. Ele não conta com esse tipo de plataforma de negociação. Caso a pessoa queira quitar a dívida para regularizar sua situação, ela deve entrar em contato diretamente com a empresa ou com a cobradora da dívida.
Gostou de saber a diferença de SPC e Serasa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto?