Avaliação emergencial de crédito – Como solicitar e quais as taxas por esse serviço?
Você gastou todo o limite do seu cartão sem perceber, e no final do mês quando foi ver a fatura viu uma taxa de avaliação emergencial de crédito? Muita gente se assusta quando vê essa cobrança, e não faz ideia do que ela é.
Apesar de ser um serviço que visa trazer comodidade para o consumidor, ele pode acabar comprometendo a situação financeira do cliente. Isso porque, o valor dessa taxa pode ser bem alto.
Nesse post você vai saber mais sobre o que é avaliação emergencial de crédito, como ela funciona, e se é possível evitar a cobrança desse tipo de taxa.
O que é e como funciona a avaliação emergencial de crédito?
A avaliação emergencial de crédito é um serviço oferecido por operadoras de crédito e instituições financeiras. Basicamente, ele avalia o aumento temporário do seu limite, depois que você o ultrapassou.
Acontece que para fazer esse processo, a empresa cobra uma tarifa, que pode ser bem alta. De modo geral, é possível aumentar de 10% a 20% do limite.
E uma vez que ele tenha aumentado, você terá que pagar a fatura total para voltar a usar a função crédito.
De modo geral, a avaliação emergencial de crédito pode ser uma boa opção para quando você deseja fazer uma compra grande e planejada. Isso porque, dessa forma você pode incluir o valor da taxa no seu planejamento de gastos.
Contudo, esse tipo de gasto adicional, se ocorrer frequentemente, pode prejudicar a sua situação financeira.
A avaliação emergencial de crédito é um serviço obrigatório?
Não, você não é obrigado a pagar a taxa de avaliação emergencial de crédito, nem a aceitar o serviço. Mas, a maioria das operadoras já faz o contrato de cartão de crédito com essa função ativa.
Ou seja, se você não quiser correr o risco de ter esse valor cobrado na sua fatura, terá que entrar em contato com a empresa e pedir a desativação do serviço. Várias operadoras permitem que a desativação também seja feita via internet.
Como evitar usar a avaliação emergencial de crédito?
Se você deseja deixar a função ativa por precaução, mas quer evitar ao máximo usá-la, é interessante colocar algumas dicas em prática:
- Anote todos os seus gastos para acompanhar de perto o uso do seu limite;
- Várias operadoras oferecem a opção de notificação quando você ultrapassa 80% do limite. É interessante ativar essa função para sempre ser avisado quando isso acontecer.
- Sempre planeje as suas compras. Geralmente os gastos não planejados que são os responsáveis pela avaliação emergencial de crédito.
- Ative a avaliação emergencial de crédito apenas antes de fazer a despesa necessária. Nos demais dias do mês deixe ela desativada, para evitar que a operadora acabe fazendo o processo sem necessidade.
A avaliação emergencial de crédito nem sempre é uma boa opção. O ideal é evitar gastar mais do que 80% do limite total do ser cartão.
Mas, se você acha necessário ter esse tipo de serviço ativo, não deixe de verificar o valor, para não ter surpresas!