Entenda quais os principais motivos das Devoluções de TED e/ou DOC
No entanto todas as instituições financeiras acabam por disponibilizar várias operações, serviços e diversos produtos a seus clientes. Entre todas as operações as mais comuns que fazem parte são o TED e o DOC.
Portanto as transações de DOC e TED acabam se tornando transações financeiras interbancárias, que são necessárias para efetuar transferências entre bancos.
Para entender a razão de uma devolução tanto de TED quanto de DOC, ou simplesmente para saber como não errar na hora de solicitar essa transação, continue neste artigo.
Diferenças de transações DOC e TED
Consequentemente o DOC (Documento de ordem de crédito) ou o TED (Transferência eletrônica disponível) são transações para quando se torna necessário transferir valores para uma conta de mesma titularidade ou para terceiros de banco diferente de onde está a quantia.
Certamente a principal diferença entre as operações é exatamente a questão de limites estipulados para cada tipo de operação.
Com tudo o DOC tem um limite no valor máximo de R$ 4.999,99 e o valor fica disponível com o prazo de 01 dia útil na conta do destinatário.
Além disso para efetuar um TED algumas instituições solicitam que o valor seja superior a R$ 999,99 e não colocam limites e tem compensação imediata na conta de destino.
Portanto conforme as regras da Febraban.
As compensações são da seguinte forma: DOC em 01 dia útil e o TED de imediato desde que a transferência ocorra em horário bancário, apenas lembrando que em caso de devolução o valor retorna a conta de origem em até uma hora.
Consequentemente o DOC é recomendado para as transações onde se faz necessário ter cautela e não há urgência na liberação de valores.
DOC e TED podem ser devolvidos e porque?
Contudo as devoluções ocorrem quando não há exatidão de informações ou por falha de sistemas, as informações são de uso e exclusivo do cliente sendo de sua responsabilidade qualquer divergência.
Consequentemente qualquer dado incorreto acarreta a uma falha na transação, um número a mais ou a menos é uma falha muito comum.
Motivo da devolução como saber?
No entanto a cada transação devolvida a conta do emissor por qualquer falha que seja é seguida por uma numeração que é através dela que você entenderá qual o motivo da devolução.
Principais falhas cometidas pelo emissor de qualquer transação de DOC e de TED.
As principais falhas são basicamente o fato de conter algum dado divergente, ausência do campo motivo, titularidade diferente, conta bloqueada, conta salário como destino entre outras razões.
Devolução das transações por dado divergente
Certamente na hora de efetuar as transações a falha mais cometida é o erro por fornecimento de dados. Portanto para que tenha exatidão no processo de transação deve-se conferir os dados antes de confirmar. Caso contrário o DOC ou o TED são devolvidos a conta de origem.
Devolução das transações solicitada por uma instituição
Em situações de erro operacional ou falha de sistema, a instituição financeira remetente da transação pode solicitar a devolução.
No entanto pode haver casos de duplicidade emitidos pelas instituições, divergências de informação de valor.
Em caso de conclusão de transação a devolução só pode ser feita após o titular da conta que recebeu o valor autorizar que seja feito a devolução.
Devolução das transações por Indício de Fraude
Contudo em situações de Fraude, a instituição solicita o bloqueio do valor enviado a conta de destino. Esse bloqueio pode ocorrer mediante ao recebimento de uma carta formal da instituição emissora.
Devolução das transações por ausência do campo Motivo
Todas as transações de DOC ou TED se faz necessário informar o motivo para tal. Em caso de omitir o motivo o valor é devolvido por falta de informação.
Devolução das transações por conta bloqueada ou encerrada
Faça uma verificação antes de efetuar a transação para verificar se é a conta para a qual vai efetuar a transferência está recebendo esse tipo de solicitação.
Devolução das transações por conta de destino ser conta- salário
A conta – salário é uma conta programada para receber deposito/transferência ocorrido pela empresa. Por essa razão não está autorizada a receber nenhum outro tipo de operação que não seja vinculada a empresa.
Devolução das transações com relação a titularidade diferente
No entanto se a conta de destino está com a titularidade divergente da informada durante a solicitação, o valor é devolvido. Esse tipo de falha ocorre muito em casos de digitação, ou em situações de divorcio ou casamento onde há alteração de nomes.
Em caso de devolução: Números dos motivos
Em caso de devolução as regras regidas pelo Banco Central deixam claro que o banco emissor deve deixar a disposição do cliente e o mesmo ciente da devolução imediatamente.
No entanto é de livre responsabilidade do banco remetente regularizar para não haver qualquer prejuízo causado pelo descumprimento da transação, em todas as devoluções a um acompanhamento de motivo por número.
Entenda o que cada número representa no caso de ocorrer devolução do DOC
40 – Moeda informada não é valida para o banco de destino;
51 – Valores divergentes;
52 – Recebimento feito após o horário bancário;
53 – Apresentação de informação incorreta;
54 – Irregularidade ou ausência no valor compensado;
55 – Irregularidade ou ausência na compensação eletrônica;
56 – Transferência insuficiente para essa finalidade;
57 – Divergência de informação obrigatória;
58 – Depósito na função Poupança recusado;
59 – Sem a descrição ” Transferência Internacional em reais – Natureza da operação” – Em caso de transferências internacionais.
61 – Papel não compensável;
62 – Divergência ou ausência dos dados do CPF/CNPJ;
63 – Registro inconsistente;
64 – Arquivo lógico sem processo;
66 – DOC de uma conta individual para uma conta conjunta ou vice-versa;
67 – DOC sem indicação da conta debitada ou creditada;
68 – Titularidade Divergente.
Entenda o que cada número representa no caso da devolução de um TED
1 – Conta de destino encerrada;
2 – Dados da conta e/ou agência inválido;
3 – CPF e/ou CNPJ divergente;
4 – Mensagem não válida para esse tipo de transação;
5 – Titularidade Diferente.
As taxas cobradas são devolvidas?
Consequentemente cada instituição cobra seu valor pela transação, tem também instituições que acabam bonificando o cliente com a isenção da taxa, porém as taxas cobradas não são devolvidas.
Tenha sempre atenção para efetuar a transação com sucesso.