Juros do cartão de crédito: Saiba quais são e como negociá-los
Os juros do cartão de crédito representam uma grande dor de cabeça para muitos brasileiros.
Isso porque eles acabam gerando surpresas quando a pessoa atrasa uma fatura, e podem se tornar uma grande bola de neve.
Muita gente não sabe, mas existem diferentes taxas do gênero que são cobradas pelas operadoras. Além dos juros mensais, várias empresas cobram o chamado juro do rotativo, que é referente ao limite liberado mensalmente. E ele tende a ser bem maior.
Mas, você sabia que é possível negociar esses juros do cartão de crédito? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Confira!
Dicas de como negociar os juros do cartão de crédito
Os juros do cartão de crédito não precisam ser um grande peso no seu orçamento.
Existem algumas dicas que você pode colocar em prática para reduzir essas taxas.
Use a portabilidade a seu favor
Você já tem um cartão de crédito, ligou para o atendimento, passou horas negociando mas não conseguiu reduzir juros? Então uma das alternativas é a portabilidade.
Muitas empresas trabalham com esse tipo de serviço, incluindo com pessoas que possuem dívidas e estão negativas. As operadoras podem oferecer desde juros mais baixos até opções diferenciadas de pagamento da dívida.
Então vale considerar essa possibilidade.
Mas importante, avalie com calma todas as alternativas disponíveis. De nada adianta você fazer a portabilidade, se os juros do cartão de crédito vão ficar a mesma coisa, ou pior, vão aumentar.
Avalie com calma todas as condições antes de tomar sua decisão. O ideal é que a portabilidade te ajude a pagar menos juros e até facilite o pagamento da dívida.
Agora que você já sabe como negociar os juros do cartão de crédito, não deixe de ligar para a sua operadora. Você pode conseguir bons descontos e economizar bastante.
Primeiramente saiba a situação atual
Antes de sair ligando para a operadora do cartão, busque no site informações sobre a situação atual dos juros do cartão de crédito.
Se preferir também entre em contato com o atendimento da empresa para saber exatamente quais os valores, datas de vencimento e taxas.
Aumente seu cadastro positivo e Score
As empresas de crédito de modo geral oferecem condições melhores para quem tem um bom perfil pagador. Por isso, se você deseja ter juros menores, foque em deixar o seu score e cadastro positivo cada vez melhores.
Você pode fazer isso se cadastrando em plataforma como o Serasa Consumidor, e mantendo suas contas em dia.
Use os concorrentes para barganhar
Essa é uma estratégia válida tanto para quem já tem um cartão e quer juros menores, como para quem vai solicitar. Usar as condições que os concorrentes oferecem para barganhar é uma estratégia muito válida.
A verdade é que essas empresas fazem de tudo para manter e conseguir novos clientes. Logo, se você apresentar a proposta do concorrente, e dizer que var para ele caso não tenha condições melhores, provavelmente vai conseguir não só reduzir os juros do cartão de crédito, como, aumentar limites e conseguir outros benefícios.